O trabalho de reciclar sucatas de veículos, que é feito pelo Detran há seis anos, chegou a Santa Maria. A partir desta semana, 750 carros abandonados nos Centros de Remoção e Depósitos (CRDs) da cidade vão passar por um processo de descontaminação, que inclui partes e peças. A próxima fase é a compactação do material, que será levado à siderúrgica.
Segundo o Detran, são classificados como material inservível bens abandonados há mais de dois anos em depósito, sem condições de circulação e comercialização. A medida serve para abrir espaço nos depósitos e para dar nova vida útil ao material.
A reciclagem é realizada por uma empresa especializada e supervisionada por servidores do Detran.
Gasolina baixou em nove postos em Santa Maria
Primeiramente, o veículo passa por uma plataforma descontaminadora que retira os materiais potencialmente poluidores, como fluídos, catalisador, cilindro de GNV e bateria. Depois disso, os veículos são compactados para impedir o reaproveitamento de partes e peças, reduzir seu volume e os custos com transporte.
Confira os preços médios da gasolina em 40 cidades gaúchas: em 16, passa de R$ 4
Na fase seguinte, no pátio da siderúrgica, o material compactado é triturado e o restante (plástico, borracha, metal) é separado por meio de esteiras magnéticas e banhos químicos. A sucata metálica passa, por fim, pelo processo de fundição, tornando-se matéria-prima para a indústria. O processo é realizado de forma sistemática no Estado desde 2010 e já destinou mais de 20 mil veículos para reciclagem.
"